Luxemburgo (LUZ)– Metz (FR)– But Montsec (FR) Friday 13 June

Na Segunda-feira, devemos estar em Paris para eu receber meu Visto de Residência para a Austrália, que acabou de ser aprovado. Então, começamos a tomar este rumo, o que me deixou bem contente.

 

Eu simplesmente adoro a França. Para mim, este é um dos países mais completos: ótimas condições de ski, belas praias, excelente comida e muito para se descobrir. Tem várias vilinhas espalhadas pela França que são verdadeiros achados,  e Metz está nesta categoria.

 

 

A cidade é mesmo muito bonita, com suas construções de pedra e uma Catedral Gótica maravilhosa.

Passeamos um pouquinho pelo centro, o Al parou para ver o jogo num restaurante e eu fui dar um rolê pelas vielas do centro.

 

 

 

Caí numa rua comercial, cheia de lojinhas e ‘Boulangeries’, cada vitrine súper bem cuidada, em todos os detalhes, seja para vender antiguidades ou até mesmo presunto.

 

Deixamos a cidade no final da tarde e fomos procurar por um lugar para acampar, o Al estava pensando em ir até um Parque Nacional nas proximidades, porém, ao passarmos por uma montanha, avistamos um monumento bem no topo que nos pareceu interessante, e fomos lá ver o que era.

 

 

 

 

Do topo, dava para ver os vales todos ao nosso redor, o sol já estava de pondo, o visual era magnífico. Resolvemos ficar por ali mesmo.

O monumento em si na verdade era um Memorial (Bute montsec), erguido pelos americanos após a primeira guerra mundial. A Alemanha, que já havia se apoderado de algumas regiões da França, resolveu utilizar aquele ponto como uma base estratégica, porque dali poderiam ver e prever as ações de seus inimigos há quilômetros de distância. Eles permaneceram ali por 4 anos, até serem combatidos pelos americanos, numa sangrenta batalha onde mais de meio milhão de pessoas morreram. O curioso é que a história não terminou por aí. Na Segunda Guerra Mundial, os alemães que ocupavam a Normandia (uma região bem próxima), ao perceberem a aproximação das tropas aliadas, recuaram para a região, e acabaram retornando à But Montsec. Numa espécie de ‘Déja vu’, uma nova batalha foi travada e os americanos não tiveram dúvidas em destruir seu próprio monumento para conseguir render os exércitos alemães.

 

3 comentários para “Luxemburgo (LUZ)– Metz (FR)– But Montsec (FR) Friday 13 June”

  1. Deborah disse:

    Kaa! Que delícia a França! E que delícia seu texto… Estou aqui de plantão mas consigo viajar com vc quando leio seu blog, muito gostoso! Ka, não vejo a hora de arrumar minha mala e me encontrar com vcs em algum ponto do mundo!!! um beijo Dé

  2. Yami disse:

    Jubissima,

    To aqui acompanhando as aventuras de vcs. Enjoy!

    bjs saudades

    Y.

  3. Rafaela disse:

    Nossa que loukura esse site, ameiii, tah mto legal mesmo!
    Já mostrei para alguns amigos e eles enlouqueçem, dizem q é td q querem fazer.
    Todos tem vonatade de fazer isso que estão fazendo, mas poucos acreditam que podem.

    Parabens é isso ai. Aproveitem!!

    xxx n take care.
    Rafa

Deixe um comentário