Grenoble – Chamonix – Wednesday 09th July – 2008 – Thursday 10th July

Em nossos planos, devemos chegar até Genebra na sexta-feira. Como temos alguns dias até lá, resolvemos ir até Chamonix. Já tinha estado lá durante o inverno, para andar de snowboard, mas sempre tive curiosidade de saber como era a cidade durante o verão.

Parte disto também pelo fato de que já pensamos em ir morar lá, e seria interessante conhecê-la durante a baixa estação, onde a vida de turista sede lugar à vida real.

O caminho até lá é simplesmente maravilhoso: pela tortuosa estrada, fomos contornando os Alpes, e quando íamos nos aproximando, nos deparamos com o imponente Mont Blanc.

Chegamos na cidade ainda no comecinho da tarde. O dia estava maravilhoso, paramos num dos vários campings da cidade, deixamos nossas coisas e fomos nos aventurar pela região.

Chamonix é como um parque de diversões para quem gosta de esportes radicais. No inverno, é procuradíssima pela abundância de trilhas de ski. No verão, é a capital européia do alpinismo, de mountain bike, de caminhadas, paragliders, e o mais você puder imaginar.

Além das condições favoráveis à prática destes esportes, você ainda é agraciado pelo prazer de fazê-los num dos mais belos pedaços do mundo: cercado por montanhas altíssimas, com picos glaciais (que a cada ano tornam-se menores…), vales recortados por rios transparentes e muita área verde.

Resolvemos fazer uma trilha, que levava a uma cachoeira, após um certo tempo de caminhada, constatamos que estávamos na trilha errada, ou seja, do lado oposto do rio. O caminho mais curto e rápido seria atravessá-lo.

Ele não era muito fundo e, apesar de ser uma corredeira, não teríamos grandes problemas. A não ser pelo fato de que o rio está correndo de uma montanha glacial, e, consequentemente, suas águas são petrificantemente geladas.

Nós encaramos mais porque a preguiça de retornar todo o caminho e começar a trilha de novo falou mais alto. Mas cara,molhada da cintura para baixo, tive um início de hipotermia, e levei alguns minutos para voltar a sentir meus pés!

Continuamos pela trilha, escalando pequenas subidas. Chegamos até a cachoeira no final da tarde. Muito bonita. Acho que foi uma das primeiras vezes que vi cachoeiras na Europa. Ao contrário do Brasil, onde eu já estaria nadando, aqui você apenas admira de longe. Mas valeu a pena.

Voltamos para o camping, o sol estava baixando, deixando um reflexo avermelhado no branco da neve do Mont Blanc, simplesmente um espetáculo.

Thursday – 10th July

Mais um dia maravilhoso de sol! Pegamos as bikes e decidimos nos aventurar por uma das trilhas. Chamonix é farta de opções para quem gosta do esporte, e dentre as várias trilhas, decidimos fazer uma que começa no topo da montanha La Flegere, juntando-se as demais trilhas quando chega na base.

Subimos pelo teleférico, e assim que chegamos, um francesinho veio nos perguntar se iríamos mesmo descer a montanha com ‘aquelas bicicletas’. Comecei a ficar intrigada, ele tava achando súper engraçado, mas, como todos os caminhos levam para baixo, resolvemos encarar.

Chegando na trilha, entendi o motivo de tanta graça: a trilha era súper íngreme. Não só íngreme, como também instável, já que era formada de pedras. Minha bicicleta só tem freio na roda da frente (o que na descida, não ajuda em nada) e a do Al, é uma ‘city bike’, com rodas estreitas.

Cara, que sufoco, caí várias vezes, e te garanto, já desci esta montanha várias vezes de snow, e óbvio, cair na neve é muito mais divertido

Descidimos cortar caminho por uma das trilhas para caminhadas, pois não estávamos tendo muito progresso.

A trilha começou bem, apesar de estreita e íngreme, era de terra, e podíamos pedalar com mais tranquilidade. Até que, após uns 100 metros de descidas, chegamos numa área ainda mais íngreme e montanhosa.

Nosso passeio de mountain bike de repente virou uma escalada. Só que de 1500 metros. E com uma pesada bicicleta nas costas. Foi um verdadeiro teste de resistência e paciência. Acho que passei no primeiro, mas no segundo… Foi foda.

Ao chegarmos na base, fomos ao centro de Chamonix, e comemoramos nossa empreitada com uma merecida cerveja. A cidade estava simplesmente lotada, grupos de turistas, e esportistas em geral misturando-se com os moradores locais.

Voltamos para o camping, jantamos e fomos curtir a noite. No inverno quando estive aqui, me surpreendi de ver como a noitada em Chamonix era legal. Algumas cidades de ski são movimentadas durante o dia apenas, já que o dia para os praticantes de esporte começa bem cedo. Mas na França, especialmente, é o tempo todo. Acho que os lugares tem menos famílias e mais galerada.

Escolhemos um dos bares locais e fomos tomar nossa cervejinha de final de noite. Aproveitei para ligar para casa e quando voltei, o Al estava numa animada conversa com um casal de australianos. Eles se chamavam Nicole e Paul, estavam fazendo uma viagem parecida com a nossa, mas estavam nos últimos dias. Ficamos ali conversando e nos divertimos à beça. Adorei tê-los conhecido. Paul comprou dois vinhos e terminamos a noite no chalet dos dois, tomo mundo briacaco. Nunca beba com australianos!

Deixe um comentário