Arles – Sisteron – Aix en Provence – Grenoble – Tuesday 08th July

Mais uma longa jornada pela frente!

Seguimos pela costa, paramos para almoçar em Sisteron uma cidade portuária. Estamos entrando na região de Provence e, pelo caminho, a paisagem vai mudando aos poucos. Passamos por imensos campos de lavanda, girassóis e parreiras.

No fundo, belas vilas de pedra perdidas na imensidão da paisagem. Quando imaginava o interior da França, era este o tipo de cenário que esperava, que me faz pensar na diversidade geográfica do país: em nossa viagem, já passamos por belas praias, montanhas imponentes, vastos campos, grandes cidades, vilas desconhecidas.

 

 

Chegamos a Aix en Provence já no começo da tarde. A cidade de Aix é uma gracinha. Já estivemos ali há alguns anos atrás, e é sempre um prazer retornar. A cidade além de bonita é bem movimentada.

Ali encontram-se várias universidades e muitos vêm de outras partes da França para estudar.

Paramos num dos cafés do calçadão central e ficamos ali, relaxando. Fomos conferir um mercadinho de rua que estava acontecendo no local. Após caminharmos pelo labiritnto de vielas do centro, decidimos seguir viagem.

De campos vastos, voltamos as montanhas. Começamos a subir os Alpes, apreensivos sobre como a Van iria reagir. Mas, apesar de alguns trechos mais íngremes onde ela perde potência, no restante ela anda bem.

Já no final da tarde, chegamos à Grenoble. A cidade é a capital da região de Dauphines e, para uma cidade de montanha, surpreende pelo tamanho: prédios, semelhantes aos que encontramos em Paris, espalhados por toda a cidade, avenidas de grande porte e um estádio súper moderno. Cercada por montanhas e, consequentemente, estações de esqui, ela foi palco das Olimpíadas de Inverno nos anos sessenta. Seguimos para o centro, e atravessamos o rio que a divide. Achamos um bom local para estacionar. Alistair fez uma janta maravilhosa e, fomos conferir os muitos bares da região.

Incrível que, em plena terça feira a noite, as ruas da cidade estavam repletas. De turistas e locais. Chegamos a praça central e, nos deparamos com um telão imenso. Ficamos sabendo que iria acontecer um Festival de Curtas naquela noite. Após nossa cerveja, sentamos na praça e ficamos assistindo ao festival. Vimos ótimas animações seguidas por curtas ‘profundos demais’ ou apenas sem sentido algum. Mas de qualquer forma, foi um ótimo entretenimento para nosso fim-de-noite.

 

Um comentário para “Arles – Sisteron – Aix en Provence – Grenoble – Tuesday 08th July”

  1. Deborah disse:

    Ka, esse campo de girassóis é a coisa mais linda!! E ainda terminar o dia com esse festival de curtas muito louco nao tem preco! Ja percebi que curtas profundos demais ou sem sentido algum, como vc diz, e uma proeza universal!!

Deixe um comentário