Agde – Sete – Arles – Monday 7th July 2008

Dia de muita estrada. Acordamos em Agde e continuamos seguindo pela costa mediterrânea. Passamos por várias praias bonitas, e com o aproximar da tarde, paramos para almoçar em Sète, uma bela cidade portuária.

 

Seguimos em direção à Montpellier. Nos divimos entre se parávamos ali ou não, mas a cidade me pareceu um tanto movimentada demais para o nosso gosto e também, estava o maior trânsito, então seguimos para Arles, na região de Camargue.

 

O residente mais famoso da cidade foi Van Gogh, que imortalizou vários de seus belos canais e vielas em suas pinturas.

A cidade também é famosa por suas touradas, que acontecem no seu anfiteatro romano, datado de 49 AC. Este anfitetaro, é um mini-coliseu, construído numa das partes mais altas da cidade.

 

Situada as margens do Rio Rhône, a cidade ascendeu politicamente após Julio César (que contava com o apoio local) apreender Marseilles, que por sua vez apoiava seu oponente, Pompeu o Grande.

Desta forma, Arles substituiu Marseille como um dos grandes portos comerciais da região.

 

Não tínhamos muito tempo na cidade, então decidimos conhecer o anfiteatro romano. Quiz a sorte de estar aconecendo um evento bem naquele dia. Como o Al nunca havia entrado num anfiteatro romano, fui conversar com o guardinha, para me certificar de que não estávamos entrando em nenhuma tourada, a qual simplesmente condeno.

Ele me explicou que ali estava ocorrendo o ‘Course Camarguaise’, uma espécie de jogo onde vários homens vestidos de branco tentam tirar anéis de tecido encaixados nos chifres de um touro. E hoje era a final do campeonato.

 

O estádio estava lotado. Conseguimos dois ingressos e fomos assistir. O primeiro touro entrou em cena, e cercado pelos jogadores, corria de um lado por outro enfurecido. Ele não estava para brincadeiras, e por várias vezes saltou para for a da arena e começou a atacar o público em volta.

Embora ninguém saia seriamente ferido e nem o animal seja exterminado, ainda acho que há uma certa barbaridade no espetáculo e que o touro não esteja enfurecido apenas com as pessoas correndo a sua volta.

 

O próprio histórico destas arenas já é meio bárbaro. No anfiteatro de Arels, um público de 12000 pessoas lotava suas arquibancadas para assistir a gladiadores, matando uns aos outros. No final, o que fosse derrotado contava apenas com a clemência do público, que poderia salvá-lo da morte. Caso contrário, era morto ali mesmo.

 

Assistimos ao campeonato até o final, e após a premiação, retornamos para a Van.

Seguimos viagem, até que achamos um campervan parking e lá terminamos nosso dia.

 

Um comentário para “Agde – Sete – Arles – Monday 7th July 2008”

  1. Deborah disse:

    Kaa, muito boas as fotos!! Que perigo essa tourada! Ah, vc gostou das músicas do CD? um beijo Dé

Deixe um comentário