Somewhere on the Road – Mont –St- Michel – Tuesday 17th June

To the beach! Depois de ver tantas vilas bonitinhas, chegou a hora d ir ver o mar! Escolhemos seguir para a Mont-St-Michel, na costa norte da França.

Já de longe, ficamos impressionados com o lugar, pois lá no fim do horizonte, pode-se enxergar o monte, nas proximidades do mar, e bem no seu topo, uma suntuosa catedral. Pelas encostas, todo um complexo medieval, cercado por muros de pedra. O lugar beira o surreal, não apenas visualmente, mas também por sua história.

Antigamente os Celtas acreditavam que após a morte, era para lá que seguiam as almas das pessoas. Em 708 DC o Bispo Aubert de Avranches teve uma visão com St Michel, que ordenou que fosse construída uma capela em sua homenagem no topo da montanha. Em 966, o Duke da Normandia, Richard III concedeu a região aos monges Beneditinos, que fizeram do lugar um importante centro de aprendizado. Ao longo do século XI, foi transformado em uma espécie de ‘forte-eclesiástico’, a disposição do Rei, em momentos de combate.

Durante a Guerra dos 100 Anos com a Inglaterra, o forte foi atacado três vezes, porém foi um dos únicos lugares do Norte da França que conseguiu resistir aos ingleses.

Após a Revolução Francesa, foi utilizado como prisão. Quando completou um milênio de existência, foi devolvido aos Beneditinos.

 

Passeamos pelas ruas medievais do complexo, e ficamos exaustos de subir até o topo. Paramos para uma cervejinha com ‘grillette’ (uma espécia de crêpe) e ficamos ali, observando a paisagem em volta do monte. O lugar também causa um pouco de estranheza pela discrepância de suas marés altas e baixas, que pode chegar até 15 metros de diferença.

Weird Place, but in a Good Way…

Enquanto almoçávamos, decidimos passar a noite na Foret-du-Paimpont, que segundo a lenda, foi onde o Rei Arthur recebeu a espada de Excalibur. No caminho, passamos por pequenas vilas, procurando pelo camping. Nos perdemos e resolvemos pedir informações aos locais. Meu francês é quase inexistente e o do Al, também fica por ali: foi um tal de ‘gauche’, ‘après chapelle’…Não sei se chegamos aonde eles estavam nos explicando, mas o parque parecia bacana, tinha água corrente e até eletricidade (roubada dos postes de luz), então ficamos por ali.

 

Um comentário para “Somewhere on the Road – Mont –St- Michel – Tuesday 17th June”

  1. alexandre melo disse:

    que legal karina. esse lugar eu sempre vi nas fotos, sempre ouvi falar. que bom que vc foi e pode me contar. sensacional. está de parabéns.
    toma bastante vinho françês por mim.
    abraços
    alexandre

Deixe um comentário