Some park, somewhere – Vannes – Nantes – Wednesday 18th June

 

Nossas rotas não são meticulosamente traçadas.

Elas mudam a qualquer momento! Agente sabe onde quer estar em alguns dias, então vamos tomando este rumo, escolhendo passar por algumas cidadezinhas que nos parecem mais interessantes e se gostamos, ali ficamos.

É bom porque estamos os dois neste mesmo rítmo, e até o momento, não houve nenhuma discordância em relação à destinos, ou mesmo no que fazer quando chegamos lá.

Foi neste espírito que decidimos almoçar em Vannes, e depois seguir para Nantes.

Agente quer chegar em Bordeaux e depois seguir para Biarritz e quem sabe passar alguns dias por lá.

Vannes fica na costa atlântica da França, e é uma das cidades mais gostosas pelas quais passamos, existe uma sensação de ‘feel good’ no ar, seja entre os vários turistas, seja entre os locais. Sentamos num dos vários cafés em frente ao porto e ficamos admirando os vários yatchs ali ancorados.

Coincidentemente, chegamos bem no dia do mercado de rua semanal, que acontece no centro da cidade e entramos pelo labirinto de ruas medievais para checarmos os produtos locais.

A supremacia da cozinha francesa em relação às demais, divide opniões. Mas para mim, pelo menos no quesito ingredientes, não tem igual. Há uma variedade de ervas, sabores, condimentos e um cuidado tão grande no preparo dos alimentos, que até mesmo coisas nojentas como escargot podem ser transformadas em um prato delicioso.

Passamos algumas horas no mercado, escolhendo nossa janta, comprei um Chardonnay da região e também, um aceto balsâmico envelhecido por 25 anos!

Saindo de lá, fomos experimentar uma das especialidades locais: ostras. Achamos um restaurantezinho bem próximo ao Mercado de Peixes, e ficamos ali, comendo as melhores ostras que já experimentei, com um vinho branco delicioso.

À nossa volta, vários locais faziam o mesmo. Foi uma tarde ótima.

Seguimos em destino a Nantes, passando pelo litoral. No caminho, demos carona para um francesinho fofo, que não falava nada de inglês, mas conseguimos conversar um pouquinho,em nosso “portu-fran-ingles”.

Chegamos a Nantes no final do dia. Nantes é uma bela e vibrante cidade universitária, repleta de bares e gente jovem. Belos canais recortam a cidade, e ruas antigas interligam ensolaradas praças. Pegamos um Tram até o centro, cheio de estudantes fazendo a maior zona no trem. Assistimos RússiaX Suécia num dos barzinhos no centro. À noite, o Al preparou ‘lagostim na manteiga que compramos em Vannes, maravilhoso, comemos súper bem.

 

Deixe um comentário