Graz – 27th July 2008

 

E dificil acreditar que um pais tao pequeno e isolado pela cadeia montanhosa dos Alpes tenha sido um dia o centro do Imperio dos Habsburgos, e uma das potencias mais influentes do mundo.

 

Hoje, talvez seja mais conhecido por ter sido o berco de alguns estranhos individuos que gostam de manter pessoas trancadas em seus poroes. E tambem, e claro, do Arnie.

 

Alias, Arnold Schwznegger nasceu em Graz, uma das principais regioes do Sul da Austria. Na cidade, havia um estadio nomeado em sua homenagem, porem, alguns dizem que apos a execucao de Tookie Willians na California em 2005, a cidade decidiu romper relacoes com o Governator, e o estadio foi renomeado. 

Graz e uma cidade que deve ser uma Mecca dos arquitetos. Ha uma variedade de construcoes, alternando-se entre o moderno e o classico, harmoniosamente e ruas de pedras com construcoes super futuristicas, como por exemplo, o Murinsel.

 

 

 

Este lugar e uma ilha artificial no Rio Mur, desenhada no formato de uma concha aberta. Numa de suas faces, ha um anfiteatro e na outra, um excelente bar.

 

Logo nas proximidades, ha o Kunsthaus Graz, criado por dois arquitetos ingleses e conhecido entre os locais como ‘allien amigavel’. O predio, com sua iluminacao e formato, lembra uma nave espacial. Porem, ali e o palco para exibicoes de arte ou exposicoes que dizem serem muito bem selecionadas.

Passeamos pela cidade velha e tambem pelo Schlossberg, a colina do castelo. Porem nao nos animamos a subir os seus 260 degraus, que dizem levar a uma das mais belas vistas da cidade.

Como dizem, Graz definitivamente merece alguns dias a mais, mas agora temos um deadline: iremos ate Vienna para resolver algumas coisas, despachar nossa bagagem, vender a Van em Salzburg para continuarmos de trem, entao agora nao podemos marcar com o tempo.

 

Deixe um comentário