Bologna – 18, 19, 20th July 2008

Chegamos em Bologna no finalzinho da tarde. O calor estava simplesmente insuportavel. Por enquanto, esta esta sendo uma das desvantagens que encontramos na Van, ela tem super pouca ventilacao. E no clima seco do Norte da Italia, things can really get hot!

Estavamos ha dois dias campervando na rua, nossa agua havia terminado, cara, tava foda. Dizem que a fome e o melhor tempero. O mesmo se aplica a necessidades basicas, por isto, quando chegamos no camping e vimos aquela piscina maravilhosa, debaixo daquele sol de rachar, quase chorei de alegria. 

Passamos a noite e o inicio do dia seguinte ali, chilling out.

No inicio da tarde, fomos conhecer a cidade. Bologna e tudo o que pode se esperar de uma tipica cidade italiana: ruas confusas, monumentos antigos, pinturas descascadas, varandas enferrujadas, oculos grandoes, perfumes fortes, gente na rua falando alto, rindo, gesticulando, vespas atropelando turistas e muitos, muitos palacetes. Estes ultimos encontram-se sob arcadas que ao todo extendem-se por mais de 40 quilometros! E sao o cartao postal do lugar.

Ela tambem e conhecida como ‘Bologna Vermelha’ (pela coloracao de sua arquitetura) ou ‘Bologna Gorda’ (pelo cuidado com que os bologneses tem com a comida), o que nos pareceu evidente, ao passearmos pelo centro: vitrines exibindo uma infinidade de tipos variados de pastas, cuidadosamente arranjadas.

Experimentamos um otimo tagliatelle alla bolognese (que aqui e conhecido como ragu), num restaurante maravilhoso, sob um palacio todo de pedra.

Depois do jantar, fomos ate a Piazza Maggiore, e ali nos deparamos com um telao enorme. Estava acontecendo uma mostra de filmes. Escolhemos um barzinho nas proximidades e, ali, com um otimo Chardonnay, assisti a Brokeback Mountain.

Adorei! Acho a ideia de cinemas ao ar livre o maximo, e e uma pena que nao seja tao comum como deveria.

O filme acabou um pouco tarde, e voltamos para a Van. Estavamos campervando ali no centro e, cara, mesmo de noite, fritamos. No desespero, subi para o nosso ‘segundo andar’ da Van para ver se a coisa melhorava, mas nao teve jeito.

Para piorar, Bologna tem centenas de bares ali no centro, onde estavamos e nao tinhamos como escapar do burburinho da noite, que na Italia funciona no volume maximo! La pelas duas da manha, a noite acalmou, o calor deu uma tregua para agente e finalmente conseguimos dormir.

No dia seguinte voltamos a Piazza Maggiore e fomos fazer um tour rapido. Ali estao as principais atracoes da cidade, incluindo a Basilica de San Petronio, o santo padroeiro da cidade. A basilica e a quinta maior da Europa e na verdade deveria ter sido a primeira, nao fosse a intervencao da Igreja Catolica, que nao quiz que o esplendor da Basilica de San Pietro fosse de forma alguma rivalizada.

Ali tambem esta a Fontana Del Netuno e o Palacio do Rei Enzo, que ali ficou aprisionado por mais de vinte anos.

Deixamos Bologna no final da tarde.

Deixe um comentário