Friday 18th – Parma – Modena – Bologna

Saímos de Parma pela manhã e seguimos em direção à Modena. Esta é uma das muitas cidades ao longo da Via Emília que antigamente era utilizada como uma guardição romana, durante o século 2 AC.

Modena era praticamente desconhecida, ate que durante o século 12 alcançou sua autonomia, passando ao controle da família Este.  

Durante este período, a cidade passou por um período de grande prosperidade, e consequentemente muitos palácios e monumentos foram erguidos.

Modena também é famosa por ser a cidade natal de Luciano Pavarotti. Também esta nas proximidades das fábricas da Ferrari, Maserati e De Tomaso. E é claro, também pelo Aceto Balsâmico.

Após uma breve passeada pelo centro da cidade, fomos até o Centro de Informações ao Turista, que nos forneceu alguns endereços de algumas ACETAIAS – ou seja produtores de aceto locais.

Somente os acetos produzidos na região podem ser chamados de ‘Aceto balsâmico tradizionale’. Os demais são conhecidos como industriais. Seguimos a procura da acetaia mais próxima, e, depois de algumas rodadas, finalmente achamos o endereço.

De fora, parecia mais uma casa normal, bonita, com um belo terraço e jardim, varandas, colunas. Giorgio estava sentado no jardim com o seu cachorro e logo nos convidou a entrar.

Ele não falava uma palavra em inglês, então nossa visita foi praticamente traduzida com o italiano dos meus anos de ‘Dante Alighieri’…

 

Subimos até o andar superior da casa, onde Giorgio armazenava a maioria dos barris de aceto. Começamos o tour com uma série de barris, com as inscrições ‘Carlota’. Giorgio explicou que aquela produção particularmente estava sendo feita para servir como ‘dote’ para o casamento da filha dele, a tal da Carlota. Ele ja havia iniciado a producao no dia em que ela nasceu,ha vinte anos atras. A cada dois anos, ele transferia parte do conteudo de um barril maior para um menor e deste, para um menor ainda, ate que o produto mais envelhecido fosse aos poucos preenchendo um pequeno barril, que ali permaneceria ate a Carlota casar!

O restante da producao do aceto seguia o mesmo procedimento.Em Modena, apenas 60 familias possuem a concessao para produzi-lo e todas devem seguir padroes de producao super controlados. Existe uma entidade que no final do processo nao apenas aprova, como tambem engarrafa o produto final e, dependendo da qualidade, aroma, sabor e espessura, decidem se o aceto possui o envelhecimento de 12 anos ou de 25 anos, as duas unicas especialidades produzidas.

 

No final de nosso tour, fizemos uma pequena degustacao e, cara, todo este trabalho que eles tem vale a pena: o aroma, o sabor nao se comparam com nenhum aceto que  havia provado antes. Verdadeira obra-de-arte.

Nao sei se ficamos emplogados com nosso tour, mas saimos de la com duas garrafas, que nos custaram provavelmente uma semana de acomodacao, mas nao me arrependo, porque nunca mais terei a chance de provar o produto novamente.

So fico imaginando quanto nao deveria valer o barril da tal Carlota!!!

Seguimos para Bologna e chegamos ali no final da tarde.

Deixe um comentário