Thursday 17th – Bergamo – Parma

Em nosso caminho pelo Norte da Itália, estamos almejando chegar a Veneza nos próximos dias. Tínhamos duas opções: ou seguir por Verona e Padova, ou descer até Parma, Modena e Bologna. Embora acredite que Verona seja mais bela e romântica que Veneza (é a cidade de Romeo e Julieta), já havia estado ali no meu primeiro mochilão pela Europa, por isto, não me opus a seguir por Parma.

 

Nossa primeira parada nesta rota foi em Bergamo, à leste de Milão. A cidade é praticamente dividida em duas: a cidade baixa e a alta. Esta ’ultima, como o próprio nome sugere, fica no topo de uma montanha e é toda cercada por uma antiga muralha. Lá de cima, conseguimos avistar  bem ao longe, a silhueta do conjunto de arranha-céus de Milão.

 

Passeamos pelas antigas ruas de paralelepípedos, e chegamos até a Piazza Vechia, o ponto-central da Bérgamo medieval. Circundando a bela praça, os principais palácios da cidade, o Pallazzo Nuovo (que hoje é uma biblioteca) e o Palazzo della Ragione, construído no século XII.

A cidade esteve sob o domínio de Veneza por 350 anos, até a chegada de Napoleão e os estranhos leões que adornam um dos seus palácios são na verdade o símbolo de Veneza.

Compramos uma pasta caseira maravilhosa, e continuamos nosso caminho.

 

Chegamos em Parma no final da tarde. O sol, mesmo neste horário ainda estava forte e o clima estava seco e super abafado. O verão nesta parte da Itália é simplesmente enlouquecedor, e, após onze anos morando em Londres, já estava desacostumada em me sentir dentro de um forno a lenha.

Como não podia deixar de ser, demos uma de turistas que somos, e compramos um Parmeggianno Reggiano, o nosso conhecido parmesão. Ele na Italia leva este nome devido ao fato de ser produzido em duas regiões vizinhas: Parma e Emília Reggia. Compramis tambem um presunto de Parma, conhecido como o melhor da Italia.  Ali tambem esta a fabrica da Barilla, famosa pela producao de macarrao. To engordando horrores nesta viagem!

 Tinhamos algumas coisas para resolver na cidade entao tiramos um dia off de nossa vida de turista para colocar o trabalho em dia.

Campervamos ao lado do parque central da cidade.

 

 

Deixe um comentário