Pirineus – Tuesday – 1st July

Atravessar os pirineus foi uma surpresa atrás da outra. Não sabia ao certo o que esperar do lugar, e muito menos como a Van iria reagir a tantas subidas ingremes. O visual é simplesmente fantástico. Um mar de montanhas a nossa volta, intercaladas por lagos, ou pastos.

 

Algumas construções super antigas em suas encostas, reabanhos de vacas, cabras e cavalos pastavam tranquilamente pelo caminho. Alguns camponeses cortavam o pasto e se preparavam para estocá-lo. Esta parte do mundo é super vulneravel as mudancas climaticas, por esta razão, no verão, o pasto é aparado, arrumado em fileiras, que em seguida são enroladas e armazenadas, pois provavelmente serão estocadas para alimentar os animais durante o inverno.

 

Estas casas antigas que hoje fazem parte de uma bela paisagem provavelmente já vivenciaram uma época onde a vida era muito mais difícil. Não havia luz, nem ao menos água encanada, e os camponeses provavelmente deveriam abastecer-se de água das nascentes próximas.

 

Subir e descer a montanha carregando baldes não parece ser muito divertido. Imagine agora faze-lo sob uma temperatura de muitos graus abaixo de zero!

 

Também, pela escassez de terra arável, a base da alimentação vinha da criação de animais, que também eram escassos, naquela época. Todas as partes dos animais eram aproveitadas, e com isto, foram surgindo os patês e os sauscissons (salames).

Por isto, faça como eu, aprecie um bom patê, com um bom vinho, mas nunca queira saber de que é feito!

 

 

Outra surpresa que tivemos foi em relação à Van. Estávamos cruzando montanhas de até 2000 metros de altura, uma após a outra. Ela, apesar de perder um pouco de potência, aguentou firme e forte. Me senti dentro de um bondinho!

Passamos por vários ski lifts, agora fechados.

 

No caminho, vinha me alternando entre maravilhar pelas belas montanhas e imaginar como seria esquiá-las. Vimos ótimas descidas. Também, passamos por várias construções e vários ski-resorts parecem estar sendo ampliados.

 

Acho que é bom serem rápidos: se o aquecimento global continuar nesta escala, os Pirineus serão seriamente afetados. Em relação aos Alpes, ainda são baixos e atualmente, as condições favoráveis para esquiar já não são totalmente asseguradas.

 

Com o aproximar da noite, chegamos até Arreu, uma vila nas montanhas e lá passamos a noite.

 

 

 

Deixe um comentário