Capbreton – Biarritz – Monday 23rd June 2008


Acordamos no campervan parking, ainda meio incertos de onde estávamos. Seguimos até Anglet, uma prainha de 4 km de extensão, próxima à Biarritz.

Lembra um pouco as praias do sul do Brasil, é despretenciosa, com boas ondas, belas praias, galera e um ótimo astral. O mar naquele dia tava meio baixo então seguimos até Biarritz, pela costa.

Ao atravessar a montanha que as separa, pode-se notar a diferença entre as duas: após cair nas graças de Napoleão III, Biarritz virou o balneário dos ‘ricos e famosos’ e as opulentas mansões encravadas ao redor de sua costa deixam isto evidente. Porém, além de descolada, é também eclética, e atualmente socialites européias dividem a praia com surfistas e amantes de praia em geral.


Por fazer parte dos países bascos franceses, ela ainda preserva suas diferenças em relação ao restante da França, possui uma segunda língua, o basco e hábitos e culturas distintos.

A origem dos povos bascos é ainda um mistério. Sabe-se que chegaram na região por volta do Século VI e ali fixaram-se, resistindo as invasões dos francos, visigodos e mouros, e emergiram na Idade Média com uma certa autonomia, mantida até o período da Revolução Francesa. O nacionalismo basco emergiu durante a Guerra Civil Espanhola até a morte do ditador espanhol Franco, em 1975.

O radical movimento separatista, conhecido como ‘Euskadi ta Azkatasuna’ (ETA), ou seja ‘Liberdade às Nações Bascas’, é mais ameno em terras francesas, e estas acabaram por se tornar um refúgio para membros foragidos, bem como a América do Sul e Estados Unidos.

Bela e relaxante durante o dia, inquieta e divertida durante a noite. Dezenas de bares e clubs dividem espaço entre as ruas do Centro, principalmente na rue du Port Vieux.

Mas depois de duas noites na balada, estávamos súper cansados, e seguimos para o camping. O lugar, embora um tanto longe da praia, era ótimo: tinha piscina e era super bem estruturado. Então ficamos por ali, relaxando neste sol da Europa que dura até as nove da noite! Maravilha.

 


Deixe um comentário