Sofia – Thursday 7th – 14th August 2008

Depois da Europa, nossa proxima parada sera na India. O unico detalhe e que nos ainda nao temos visto para la, so para voces terem uma ideia de quao preparados nos estamos!

Fizemos uma pesquisa com os Consulados em nossa rota, e Sofia nos pareceu a melhor opcao, embora ja estejamos preparados para uma espera que pode levar semanas ate o visto sair.

Chegamos na cidade e fomos logo atras de acomodacao.

As primeiras impressoes que tivemos, alem da dificuldade do idioma, que agora alem de diferente, usa um outro alfabeto, e que a cidade parece ser um bom lugar para hang around’, ou seja, circular, sentar num cafe, e deixar a vida passar.

A cidade estava lotada de mochileiros que, como nos, corriam de hostel a hostel, procurando vaga. Finalmente encontramos um hotelzinho bacana, bem proximo ao centro, e com um mapa da cidade na mao, fomos ate o Consulado da India.

O predio ficava bem do outro lado da cidade, mas conseguimos encontra-lo, semmaiores dificuldades. Assim que chegamos, preenchemos o formulario de solicitacao e fomos chamados para uma entrevista com o consul.

Ao ver nossos passaportes, o consul imediatamente fez a pergunta que temiamos: ‘Por que so agora voces decidiram aplicar para o Visto? Por que nao o fizeram de seus paises de origem? Nos apenas lidamos com cidadaos da Bulgaria. Voces terao que voltar para Londres.’

Esta ultima parte, quando escutei, me deu um frio na barriga. Depois de todos estes 7000 km que rodamos com a Van, mais os trens todos que pegamos, voltar e uma palavra que nao consta no meu dicionario no momento.  Nem do Al.

Trocamos olhares, respiramos fundo e, comecamos nossas desesperadas argumentacoes, que tornaram-se suplicas, apos algum tempo. Sensibilizado, Mr.Patel decidiu avaliar nossa aplicacao. Mas disse que levaria pelo menos uma semana para poder processa-la. Pelo que senti, ele foi com a nossa cara, ele ia dar o Visto, mas nao queria que pensassemos que seria facil.

Deixamos nossos documentos e pegamos o bondinho de volta para o Centro. Descemos no caminho e, perdidos, tentamos encontrar a direcao do hotel. Ali na encruzilhada, um outro mochileiro tambem tentava se localizar atraves de um mapa enorme da cidade.

Nos juntamos a ele e seguimos ate o Centro. Pelo caminho, viemos trocando experiencias de viagens. O nome dele era Daniel, era da Australia e ja estava mochilando por mais de dois anos!

Paramos para almocar e, entre cervejas, demos boas risadas com as aventuras de nosso novo amigo. A certa altura, o papo comecou a rolar sobre Sydney, nosso destino final e onde pretendemos morar por um tempo.

Sai de la animada com os prospectos de nossa nova vida e segui para o hotel, onde exaustos da viagem e mais tranquilos com a situacao do visto, conseguimos descansar.

Passamos o dia seguinte inteiro conhecendo a cidade. Comecamos no Mercado Cigano, uma feira ao ar livre que vende desde alimento ate artigos para casa. Dali, fomos ate a  St Aleander Nevski Memorial Church e tambem ate a Igreja Sofia, que inspirou o nome da cidade.

Quando chegamos no hotel, o Al comecou a sentir umas dores estranhas no musculo do pe, a ponto de nao poder andar, entao decidimos usar os proximos dias para repousar e recarregar as baterias.

E assim o fizemos, enquanto o Al repousava, achei um otimo internet cafe no centro, no Boulevard Vitosha. Alias, ali parece ser a ‘Oscar Freire’ de Sofia, e entre varios cafes ao ar livre, passamos otimas tardes.

Quando a semana seguinte comecou, entrei numa rotina diaria de ligar todo dia de manha para o Consulado, para saber do nosso visto. Conforme prometido,ele ficou pronto na quinta-feira, uma semana certinho desde nossa chegada. Corremos para la, pegamos nossos passaportes e fomos ate a estacao de trem. Sofia e muito bacana, realmente uma cidade super agradavel, mas voce conhece a cidade em dois dias no maximo. Ja estavamos la ha uma semana e a urgencia de ir embora tomou conta de mim.

Na estacao de trem, fomos informados que nao havia mais lugares para Istambul, ate o dia seguinte. Vislumbrei a possibilidade de ficar um dia a mais ali na cidade, mas foi fora de cogitacao, nossa hora tinha dado, sairiamos de la de um jeito ou de outro.

Assim sendo, fomos ate a estacao de onibus e conseguims duas passagens para a noite, de Sofia a Istambul. E assim, nos despedimos da cidade e quando deu nosso horario, embarcamos, rumo a Turquia!

Um comentário para “Sofia – Thursday 7th – 14th August 2008”

1. Deborah disse:

Ka, vc está conhecendo lugares muito interessantes! Eu não sabia absolutamente nada sobre a Bulgária, sensacional! Estou adorando o seu blog, espero que ele vire livro para eu ter na minha cabeceira, beijos amiga!