Transilvania – Brasov – Monday – Wed – 4th- 5th – 6th August

Pegamos o trem no final da tarde. Sao mais de onze horas de viagem, por isto pegamos uma cabine. O caminho ate a Romenia passa por vastas planicies. No trem, muitos mochileiros, fazendo a maior bagunca. Tava ate engracado, ate que algum infeliz apareceu com um violao.

Cara, ja eram mais de meia noite, e a cantoria estava a toda, foi dificil dormir. Quando enfim os cantores sossegaram, foi a vez da policia federal, que, sem a menor cerimonia, abriu nossa cabine para checagem de passaportes. Aproveitei o momento e fui fumar um cigarro, sei que e proibido, mas ao ver o funcionario ali fazendo o mesmo, achei que ele nao se importaria. Tava ali sosegada, quando um outro funcionario se aproximou, falando um monte de coisas em romeno, e apontando para uma porta. No inicio, achei que era porcausa do cigarro, ate que caiu a ficha: ele achou que eu estava tentando despistar os policiais e queria me ajudar!

Agradeci a boa vontade dele, e voltei para o meu lugar. Tentei dormir, mas estava preocupada, eu e o Al estavamos confusos em relacao ao fuso horario da Romenia e, nosso destino final Brasov fica meio que no caminho a Bucareste, nao podiamos perder a parada.

Enfim, ja eram umas quatro da manha quando entramos na regiao da Transilvania. Pela janela, ainda estava escuro. A paisagem alternava campos com pantanos e uma neblina pesada pairava no ar, formando um cenario de filme de terror! Sinistro! Nao dava para enxergar nada, apenas as escuras silhuetas das arvores.

Foi neste clima que chegamos a estacao de trem, la pelas cinco da manha. Pegamos um onibus ate o centro da cidade e, ainda meio dormindo, fomos atras de um hotel. Ai que saudades que deu da Van…

 

O dia comecou a clarear, iluminando uma pequena, mas bela cidade, de predios antigos coloridos e ruas de pedra.

Fomos ate a Piata Sfatului, o ponto mais central da cidade, e tambem onde esta a Casa Sfatului, que no passado era utilizada para torturar prisioneiros.

Achamos uma pensao bem proxima dali e, exaustos, demos uma de ‘vampiros’ e finalmente conseguimos dormir um pouco.

 

A segunda parte do dia, usamos para explorar um pouco Brasov.

A cidade e super agradavel, com seus boulevares, restaurantes ao ar livre, construcoes goticas e ao fundo, as montanhas Carpatas. No inverno, dizem que tais montanhas possuem otimas condicoes de ski, por um preco muito mais em conta que os Alpes.  

A noite foi se aproximando e no centro, o movimento de pessoas foi aumentando. Brasov e bem frequentada, mesmo nao sendo ainda um destino super explorado pela industria do turismo. Terminamos a noite cedo.

No dia seguinte, fomos ate Bran, famosa pelo castelo onde o ‘conde Dracula’ morou por uns tempos. Ele na verdade foi inspirado em Vlad III, que reinou sobre a Valaquia durante o Seculo XV, conhecido tambem como Vlad Tepes – o impalador, por suas sadicas praticas de execucao de seus inimigos.

O nome Dracula foi herdado de seu pai, Vlad II: guerreiro da Ordem do Dragão, símbolo de seu principado e destinada à defender o cristianismo e o Império da ameaça dos Otomanos. Em romeno “drac” significa dragão e “ulea”, filho de; assim, Vlad II foi chamado de Vlad Drácula, ou seja “o filho do Dragão”. A palavra “drac” também pode significar demônio.

Conta-se que em 1461, Mohammed II da Constantinopla desistiu de invadir a Transilvania diante da horrenda visão da floresta de 20.000 prisioneiros turcos empalados na entrada da cidade de Torgoviste. Mas este não foi seu recorde, no dia de São Bartolomeu de 1459, Vlad ordenara o empalamento de trinta mil pessoas.

Enfim, um sujeito encantador. A cidade de Bran fica ha duas horas de distancia de Brasov e e fortemente voltadao ao turismo, principalmente na encosta da colina do castelo, mas tirando este detalhe, foi ate que um passeio interessante.

Voltamos para brasov no final da tarde, e ficamos ali pelos arredores. Deixamos a cidade no dia seguinte, pelo meio da tarde.

 

3 comentários para “Transilvania – Brasov – Monday – Wed – 4th- 5th – 6th August”

  1. Deborah disse:

    Ka, que lugar mais sinistro!!! Se o drácula te encontrasse, se apaixonaria por você, você está linda e bronzeadíssimaa!!!!! ahaahHAHAHAH!!!!

  2. Ginevra disse:

    Very useful information

  3. Vanderlei disse:

    Parabéns pelo post. Posso confirmar tudo que disse sobre Brasov e iria além, acrescentar algo.
    Estive na Romênia durnate 42 dias no ano de 2006, a trabalho. Fiquei na cidade de Pitesti, distante 150 km de Brasov, mês de fevereiro, inverno rigorosíssimo, fui conhecer o castelo num domingo de muita neve e temperatura de -12º, não skiei, mas realmente era possível, havia muitas pessoas praticando nas montanhas ao longo das serras, tenho uma centena de fotos de lá.
    Emfim, ficaria aqui uma semana falando, gostei muito do povo de lá, muito simples, sofridos pelo recente comunismo que havia até pouco tempo por lá, gente muito bonita e o idioma é muito interessante, praticamente o último reduto de falante mais próximo do latim ainda existente.
    Abraços e se quiser algumas fotos, posso enviá-las ou veja no meu orkut, vandersouza9@yahoo.com.br.

Deixe um comentário