Amsterdam – Terça- feira 10th June 2008

De todas as cidades européias, Amsterdan é a minha preferida. Todas as vezes que fui para lá foram viagens maravilhosas, você nunca sabe o que encontrará pela frente e nenhum dia é igual ao outro.

Além do mais, apesar da loucura toda que a cidade oferece, ela é linda e relaxante, e oferece opções para todos, seja para quem veio afim de cair na balada, fazer turisticagem ou apenas passear e descansar. E foi isto mesmo que decidimos fazer, pegamos as bikes e fomos até o Centro, que fica há uns 5 kilômetros dali.

Interessante notar como a cidade mudou ao longo dos anos, há um número de imigrantes maior e os adeptos dos famosos ‘coffee shops’ da cidade agora têm que fazer a sua fumaça na rua, pois é proibido fumar nos bares. Também, o museu do ‘mushroom’ (cogumelos) fechou, pois no ano passado uma turista americana morreu após tomar um chá.

Mas a cidade continua tão liberal quanto antes e as conhecidas casas da luz vermelha, com mulheres na vitrine, continuam firme e forte.

A sensação de liberdade é indescritível. Paramos num dos cafés do canal de Singel para uma cervejinha, e ficamos ali, observando as pessoas. Plena terça feira, e a sensação é de que a cidade vive num clima de fim-de-semana contínuo. Demais.

Uma vez li um informe num hotel, que dizia ‘Controle-se. Já vimos de tudo, e nada mais nos impressiona’ e fiquei com a impressão de que os locais possuem uma atitude assim mesmo, cool e conseguem viver bem com as bagunças que os turistas aprontam. Muitos europeus solteiros visitam a cidade para fazer suas despedidas de solteiro, já tive o desprazer de encontrar com estes grupos de briacões pelas ruas, fazendo arruaça e tentando arrumar briga, simplesmente nada a ver.

A fome bateu e decidimos fazer um picnic no Vondelpark. No caminho, vários carros dando passagem, e eu pensando comigo: este lugar é um paraíso – as bicicletas reinam!Perfeito!

Chegamos no parque, estamos lá jacareando no sol, quando de repente passa ao nosso lado um bar móvel, o barman no meio, cercado pelos clientes, que, sentadinhos em seus bancos, pedalavam e ao mesmo tempo faziam o bar ir deslizando pelo parque. Cara, não acredito que perdi esta foto! Só mesmo em Amsterdam você vê umas coisas dessas!!!Incrível.

Interessante notar tembém que este parque onde estávamos recentemente foi notícia, pois liberou os casais de fazerem sexo ao ar livre. Não vimos ninguém fazendo e também não nos aventuramos!

Após uma ótima tarde, fomos tomar o rumo do camping. No caminho, decidimos pegar um cineminha, vi o luminoso de um à distância e fomos seguindo, até nos depararmos com o tapete vermelho e o bando de papparazzis – putz, era a pré-estréia de ‘Sex & The City’.

Várias celebridades locais montadésimas para assistir à primeira sessão do filme na Holanda. Um paparazzo muito simpático foi nos explicando quem eram, mas infelizmente, acho que não teremos a oportunidade de vê-las na TV.

Chegamos ao camping súper cansados, acho que pedalamos pelo menos uns 20 kilômetros. Jantamos e fomos dormir.

Deixe um comentário