Ko Samui – Tailandia

p1050076

Pegamos nosso voo de Hanoi ate Bangkok e, segundo nossos planos, passariamos o dia matando tempo na cidade, para de noite pegar o trem noturno ate uma cidadezinha na costa e de la pegariamos um barco. Bem, quando chegamos no aeroporto em Bangkok, eis que o Alistair teve a brilhante ideia, por que nao pegamos o aviao daqui direto para a ilha?

Nunca comprei passagem assim, no balcao de vendas do aeroporto, porque sempre imaginei que o preco fosse altissimo.Comparamos com o preco da passagem do trem, depois do barco, fora o cansaco e o dia perdido em Bangkok de bobeira, contabilizando isto tudo junto, a diferenca nos pareceu pequena.

E, pensando desta forma, pulamos no primeiro aviao que encontramos com destino a Ko Samui.

A viagem foi bem tranquila, e rapida. Pela janela, aquele mar de um azul profundo. Chegar no aeroporto, foi outra viagem. Os avioes estacionados ali, tinham uma decoracao toda colorida. Alias, assim que sai do aviao, me deparei com o aeroporto mais estranho que ja pousei: haviam flores espalhadas nas escostas da pista e ao inves de onibus, haviam trenzinhos, tipo os de parque de diversao, que levavam os passageiros ate ao saguao de desembarque.

Tudo tao florido, tao enfeitado de uma maneira que parecia que o Elvis iria saltar por detras de um daqueles arbustos cuidadosamente aparados. Ou entao o Tatoo, aquele baixinho da Ilha da Fantasia, que ao nos receber traria um coquetel colorido e com aqueles guarda-chuvinhas….Surreal.

p1050082

Acho que Ko Samui e uma das ilhas mais comentadas da Tailandia. Dizem que nos anos setenta, dois hippies perdidos pelo mar chegaram ate ela numa embarcacao feita de cocos e, apaixonados por sua bela costa resolveram ficar por ali.

Talvez dali saiu a inspiracao para o livro de Alex Garland, que depois virou filme, ‘A Praia’. E talvez por isto muita gente se confunda, mas a praia do Leonardo de Caprio nao esta na verdade ali, mas sim nas proximidades de Ko Phi Phi, para onde seguiremos mais adiante.

Trinta anos depois de entrar no mapa dos mochileiros do mundo, a Ko Samui atual parece que cresceu de maneira rapida e desordenada. Do caminho do aeroporto ate onde iriamos ficar, fomos passando pela estrada que corta a ilha, ate chegar na praia onde ficariamos, a praia de Bo Phut.

Quando o taxi nos deixou ali, confesso que fiquei meia desapontada. A praia era bem estreita, o mar ali apesar de ser bem tranquilo, estava cheio de pedacoes de vegetacao, como se tivesse havido uma tempestade.

p1050078Alguns poucos hoteis espalhavam-se pela costa e, cansados da viagem, decidimos ficar num hotelzinho bem simples, com bangalos de frente a praia. Como estamos fazendo sempre, deixamos nossas coisas no quarto e fomos tomar um ‘watermellow shake’., ali no restaurante que fica na frente da areia.

Quando  cansaco deu uma tregua, fomos explorar a regiao. A ilha nao e muito grande, mas as praias sao espalhadas e ali vimos que precisavamos resolver nosso transporte. Assim sendo, alugamos uma motinho e dali seguimos, recortando a ilha de fora a fora.

A praia seguinte e chamada de Big Budha Beach e e facil de entender o porque: estatuas gigantescas de Budha estao espalhadas pela costa e o cenario e super bizarro, ali no entardecer, com o sol se pondo, aquelas imagens gigantes com suas silhuetas escuras.

p1050091

Mas e lindo. Andar de moto ali pela costa e uma delicia, no calor do dia. A proxima praia que visitamos foi a Chaweng Beach, a mais conhecida e mais badaladinha da ilha. Ali, na rua detras da praia, ha uma concentracao pesada de resorts, restaurantes, bares e muitas, muitas lojinhas.

Paramos para ir ver o mar. Ali, a costa e bem diferente de onde estamos ficando, a areia branquinha se extende por uma grande faixa e o mar tem uma coloracao maravilhosa. E de um azul clarinho, super transparente. A agua e quentinha e deliciosa.

Se nao fosse pela grande muvuca de pessoas, acharia que estava no paraiso. Mas ali no final do dia, a praia tava lotada de turistas e de locais, e estes, muitas vezes estavam fazendo uma ‘farofinha’, o que e uma pena, em vista da beleza do lugar.

p1050096

Voltamos para Bo Phat e, ao anoitecer, decidimos tirar vantagem de que estavamos ali de frente a praia e fomos nadar de noite. Da um  pouquinho de medo, pois nao conhecemos o mar nem o que encontraremos nele e, como ali ainda tem varios pedacos de vegetacao boiando, nao da pra ver muito bem onde estamos pisando.

Num dos resorts das proximidades estava acontecendo um showzinho e dali do mar dava p/ escutar o som, o que achei otimo, nadar ali ouvindo um som legal foi maravilhoso.

Olhando para o ceu, ja da para ver que a lua esta crescendo e dentro de uma semana, ela estara cheia. Estamos proximos a ilha de Ko Pha Ngan, onde acontece a festa-da-lua-cheia e dentro de alguns dias iremos partir para la.

E o pensamento da festa, me encheu de curiosidade e excitacao. Ja ouvi muito falar desta balada, que acontece na praia. Alias, acho que a maioria dos mochileiros que estao em Ko Samui estarao rumando para a festa em breve e, como dizem, e bom chegar alguns dias antes, pois fica praticamente impossivel de se achar um lugar para ficar nos dias que antecedem o evento.

Dormimos super bem e, pela manha, acordei com um barulho super alto. Abri a porte de nosso chalet e dei de cara com uma super tempestade. Estava chovendo muito e ventando pra cacete. As mesas do restaurante ao lado comecaram a ser arrastada e as roupas que os turistas deixaram na sacadinha em frente aos seus bangalos comecaram a voar pelos ares.

Em pouco tempo, a tempestade virou nosso hotelzinho de ponta-cabeca e, fico so pensando no que deve ter acontecido no dia do Tsunami, porque embora esta ilha nao tenha sido tao afetada, os hoteis e resorts sao bem proximos do mar e, geralmente sao construcoes baixas, entao nao ha muito o que fazer caso o mar avance.

Quando o clima la fora acalmou, pegamos nossa motinho e fomos rodar por ai. Li sobre alguns templos na regiao e estavamos ali escolhendo qual deles visitar, mas decidimos ir ate o Wat Khunaram Ko Samui, onde um de seus monges encontra-se mumificado.

p1050102A historia na verdade diz que, ao saber que iria morrer, o tal monge pediu para a familia que colocasse o seu corpo em posicao de meditacao. Eles assim o fizeram e, mesmo apos sua morte, o corpo nao se decompos, e hoje, atras daquela redoma de vidro, ainda parece estar meditando.

E impressionante, esta super bem preservado e aqueles oculos escuros que colocaram sob seus olhos conferem um ar ainda mais estranho. Alias, acho esta historia de que ele morreu meditando e por isto seu corpo nao se defez um tanto estranha. Ja ouvi umas historias de monges que conseguem meditar na neve, sem casaco e nao morrem de frio, e acredito um pouco no poder da mente. Mas para mim, a familia dele fez alguma coisa, que nunca iremos saber…

Terminamos o dia num pub ingles, na vilinha de Bo phat. Alias, tem bastante expatriados na ilha. Tanto e que ha ate um jornalzinho em ingles para aqueles que decidiram fazer da Tailandia sua casa e, pensando bem, da uma vontadezinha de fazer o mesmo.

O lugar e lindo, realmente um dos paises mais legais que ja visitei. As praias sao maravilhosas, a balada e boa, a comida e deliciosa, e o custo de vida super baixo. Da pra viver como rei, gastando pouco.

p1050082

Ali na vilinha comecamos a nos organizar para partir. Teriamos duas opcoes, ou ficavamos em Ko Samui e pegariamos o barco apenas para ir na festa ou ja iamos de mala e cuia para Ko Pha Ngan, e tentariamos descoalr um pico por  la.

Bom, eu li um pouco sobre a primeira opcao, mas achei roubada. Alguns anos atras, um destes barcos que vao para a festa a noite e retornam de manhazinha estava superlotado de turistas e, na volta, pegaram um pouco de tempestade. O barco virou e morreu todo mundo. E tambem, imagina, sair da balada, ter que pegar barco, ah nao, muita funcao.

Entao decidimos que sairiamos dali mesmo, no dia seguinte. Deixamos nosso hotelzinho e pegamos um outro bem mais proximo do porto.

Jantamos num lugar maravilhoso, com mesinhas iluminadas por velas, na sacada sob o mar. Foi uma otima despedida e, olhando para o ceu, vejo que a lua cresceu mais um pouquinho. Ta chegando. A lua cheia.

p1050105

3 comentários para “Ko Samui – Tailandia”

  1. Deborah disse:

    Ka, adorei a parte que vc fala que estava tudo tao enfeitado que poderia aparecer o Elvis ou o Tatoo ahahaHAHAHAHAHA!!! Agora sério: consigo me sentir na Tailândia lendo seu texto. Que lugar incrível!

  2. karina disse:

    De querida, volto lah contigo num piscar de olhos! Vamu combinar! Bju

  3. Joao Fereira disse:

    Ola amigos mochileiros,
    Eu tambem gosto de viajar pelo mundo e estou a planear em Fevereiro 2011 , tirar 2 meses de ferias na Tailandia. Agradeço algumas dicas por favor. Por exemplo: Qual o melhor sitio por onde começar? Qual o custo diario de alojamento barato na regiao? È possivel fazer campismo selvagem? Quanto custa alugar um bengalow na praia ? Tem assaltos? Como é a segurança?
    Desculpem tantas perguntas, mas tenho noçao 0 desse país tao atrativo.
    Obrigado.
    JF

Deixe um comentário